O que é e-mail marketing e como fazer no seu negócio

O que é e-mail marketing e como fazer no seu negócio

“O que é e-mail marketing? ” Essa pergunta pode estar rondando seus pensamentos nesse momento…

Com certeza já percebeu que o e-mail marketing é uma das estratégias mais matadoras para alavancar seus negócios.

Como empreendedor digital ou até mesmo empresário, você precisa obrigatoriamente saber essa resposta na ponta da língua.

Hoje, 92 % dos adultos que que utilizam internet têm como principal meio de comunicação o e-mail, e sofrem com um grande problema no mundo, um mau que com certeza já afetou você ao menos 1 vez na vida: o spam.

Por esse motivo, a Marve Digital traz para você esse artigo abordando o que realmente é e-mail marketing, de uma forma bem clara e simples para garantir que você utilize essa ferramenta poderosa sem incomodar seus clientes! Confira.

Saiba diferenciar o que é e-mail marketing e o que é Spam

E-mail Marketing é todo tipo de comunicação entre empresas e seus contatos ou clientes através de e-mails.

Ressalto as palavras “seus contatos” e “clientes” pois muitos amadores, querendo usar o e-mail marketing, acabam recebendo propostas de comprar listas de e-mails prontas.

E por falta de conhecimento, ou por mera preguiça, muitos realmente acabam caindo no canto das sereias e cometendo esse erro drástico.

O grande problema dessa situação é que, ao invés de praticar o e-mail Marketing, acabam fazendo spam.

Em uma lista das piores práticas digitais, a compra de listas já é considerada spam, pois você estará enviando mensagem para contatos que não solicitaram seus e-mails.

Quem é que gosta de ser incomodado dessa forma? Ninguém, porque os consumidores estão cercados de diversas informações ao mesmo tempo, e esse tipo de prática com certeza fere a intimidade e liberdade de escolha deles.

Fazer isso só garante uma coisa: queimar seu filme.

Agora que sabe essa diferença, podemos ir para os próximos passos para você entender de forma definitiva o que é e-mail marketing.

Já ouviu falar em Capem?

Capem é o código de autorregulamentação para prática de e-mail marketing. Talvez você já deva ter ouvido falar, mas se não ouviu vamos entender do que se trata.

O Capem foi criado para definir as regras a serem seguidas para a utilização de e-mail como ferramenta de marketing, de forma ética, pertinente e responsável.

Ou seja, ele garante que a relação entre destinatários e remetentes seja saudável, e que o envio e recebimento de E-mail Marketing seja realizado com consentimento.

Dentre os principais ditames, estão:

  1. Para quem posso enviar e-mail?
  2. Posso realizar um primeiro envio para obter a permissão do destinatário para envios posteriores?
  3. Política de opt-out e prazo para descadastro;
  4. Como é feito o opt-out / descadastro?
  5. E-mails de cobrança, suporte e afins não precisam conter recurso de opt-out na mensagem?
  6. O endereço de e-mail do meu remetente é do meu provedor;
  7. Envio de anexos;
  8. Política de privacidade e de uso de dados;
  9. Posso comprar base de e-mails?
  10. Configurações técnicas previstas no código.

É muito importante que compreenda essas regrinhas básicas antes de sair disparando e-mails por aí.

Agora que já sabe (mesmo) o que é e-mail marketing…

Deve estar pensando em uma forma de como fazer isso em seu negócio.

O grande conselho que dou é: tenha uma boa estratégia de marketing digital.

Os principais propósitos e benefícios de estratégias de marketing digital,  como o e-mail marketing são:

  1. Melhorar o seu relacionamento com o cliente, afinal de contas você deve reter e gerar mais clientes com a estratégia;
  2. Aumentar o alcance de sua mensagem de uma forma “viral”- no melhor sentido da palavra (nada de spam!);
  3. Ganhar autoridade na sua área de atuação. Quanto mais conteúdos relevantes, mais oportunidades de negócios;
  4. Conhecimento dos hábitos dos clientes;
  5. Mensuração de suas ações de marketing.

Mas é claro que, para fazer tudo isso de uma forma efetiva, vai precisar de um planejamento e uma base bem forte de conteúdos poderosos!

O que é e-mail marketing e como ele pode te ajudar

Comece a aplicar o e-mail marketing e aumente seus resultados

Por mais que tenham surgido novas ferramentas de comunicação pela internet, como os aplicativos de mensagens e redes sociais, o e-mail ainda é muito popular e uso comum à todo mundo que tem acesso à internet.

Pois lembre-se que, para fazer praticamente todo tipo de cadastro na web, você precisa fornecer um e-mail pessoal.

Talvez lhe ocorra agora: “Bem, mas posso fazer cadastros usando minha conta de rede social também.”

Mas responda: para fazer uma conta dessa, você também não precisa de um e-mail?

O e-mail é uma forma de comunicação que transmite segurança para as pessoas na internet. É utilizada, inclusive, para arquivar informações importantes.

Portanto, não espere mais. Agora que você sabe o que é e-mail marketing, já pode também se beneficiar de suas vantagens.

A Marve Digital têm grande experiência com campanhas de e-mail marketing, e podemos ajudar o seu negócio a deslanchar com isso.

Entre em contato, deixe sua mensagem para a gente contando o que você precisa resolver, e nós retornaremos para te ajudar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu