Todo indivíduo que inicia um negócio, uma hora ou outra se rende ao poder do marketing digital.

E dentro desse contexto, marketing de conteúdo é a estratégia do momento.

Se você acabou de iniciar um negócio e deseja atrair clientes potenciais, gerar conteúdo relevante é a chave para dar a partida da sua empresa no mundo digital.

Com essa estratégia você não só irá atrair clientes como também irá fidelizá-los, gerando vendas recorrentes.

Preparamos pra você algumas dicas de marketing de conteúdo para iniciantes.

Deixar de ler esse texto, implicará em perda de tempo e dinheiro.

Portanto, se você deseja que sua empresa alavanque vendas e alcance o sucesso siga as dicas seguintes.

Confira!

Crie conteúdos poderosos agora mesmo seguindo essas dicas!

Adentrar o fantástico mundo do marketing digital pode parecer uma tarefa árdua.

De início, o processo de criação de uma campanha de marketing pode parecer trabalhoso, e de fato é.

Principalmente se você não possui um norte a ser seguir.

Existem detalhes fundamentais que você precisa pensar para tentar ser o mais certeiro possível:

  • Agregar valor ao conteúdo;
  • Aumentar a proximidade com o seu público-alvo;
  • Construir e estabelecer um relacionamento de confiança;
  • Obter melhores posições nos mecanismos de busca.

Esses são somente alguns fatores. Entretanto, há muitos mais, não se limite a estas questões apenas.

Nesse caminho, poucos são os que acertam de primeira no centro do alvo.

Mas, para tornar sua jornada mais fácil, seguem algumas dicas de marketing de conteúdo para iniciantes.

[1] Produza conteúdo relevante

Impossível não apresentar esse primeiro tópico em um artigo sobre marketing de conteúdo para iniciantes.

Ele é a primeira rota a se pegar no início dessa jornada.

Atrair clientes produzindo conteúdos que agreguem valor ao público que você busca é o caminho do sucesso.

Seu conteúdo definirá se você é ou não uma autoridade em seu nicho de mercado.

É isso que atrairá visitantes a seu site.

Se otimizado com técnicas de SEO, você se posicionará bem nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

[2] Seja consistente

Se você busca se tornar uma referência em sua área utilizando marketing de conteúdo é fundamental ter consistência.

Não produzir sempre novos conteúdos costuma ser um erro muito comum quando o assunto é marketing de conteúdo para iniciantes.

Entenda, ninguém segue alguém inconstante.

Pense: você compraria cachorro quente de uma carrocinha que cujo o dono abre quando bem entende?

Claro que não, afinal porque você se daria o trabalho de sair de casa se não sabe se de fato ele estará lá para te vender?

Partindo desse princípio, tenha em mente o seguinte: faça da criação de conteúdo para o seu blog e publicações para suas redes sociais uma rotina quase que sagrada.

É bom, inclusive, para os mecanismos de busca, que entendem que você está sempre trazendo algo novo, priorizando a experiência do usuário da web.

Além de tudo, a constância ainda aumenta a confiança do seu público.

[3] Identifique onde o seu público alvo está!

marketing de conteúdo para iniciantes

Quando o assunto é redes sociais, você sabe por onde andam seus potenciais clientes? O que eles procuram? Onde passam mais tempo navegando?

No Facebook? No Instagram? Nos grupos de bazares ou em fanpages?

Procure saber onde está seu público para evitar “descartar cartuchos”. Você pode estar gastando tempo no Twitter, quando seu público na verdade está no Instagram.

É importante integrar todas as redes sociais. Porém, o mais importante no início é focar na rede social mais popular para seu público alvo.

Dessa forma você não perde tempo com ações desnecessárias.

[4] Trace o perfil de seu cliente ideal

Essa dica complementa a anterior.

Quem hoje possui uma empresa sabe da importância de se ter um público alvo.

Na verdade, ninguém deve abrir um negócio sem ter definido “o que” e “para quem”. Com isso definido, fica muito mais fácil localizar e atingir potenciais clientes.

Crie uma persona, que é uma espécie de cliente imaginário, alguém que você gostaria que consumisse seu produto ou serviço.

Qual a idade média desse público? São pessoas mais ligadas à tecnologia ou não?

Quais as dúvidas mais comuns desse público?

O que ele busca? O que ele espera de sua empresa? Quais são seus interesses?

Com informações desse tipo em mãos, é possível criar este perfil.

Acredite, isso facilitará sua criação de pautas de produção de conteúdo, e atrairá mais facilmente pessoas que se encaixam no perfil desejado, com maior probabilidade de se tornarem seus clientes.

[5] Poste conteúdo de fácil leitura

Evite parágrafos imensos. Ninguém gosta de ler “textão”.

Produza conteúdo com uma linguagem fácil e acessível a todos. Fuja de palavras difíceis e rebuscadas, ou uma linguagem muito técnica. A não ser que seu público exija isso.

Faça artigos que sejam compreendidos e absorvidos rapidamente.

E, sempre que possível, coloque imagens para tornar o conteúdo ainda mais dinâmico.

[6] Se posicione corretamente

marketing de conteúdo para iniciantes

Essa é uma das melhores dicas que podemos dar a respeito de marketing de conteúdo para iniciantes.

Pode parecer óbvia, mas não é.

É muito comum pessoas com falta de senso em plataformas profissionais tratarem de assuntos que não têm a ver com a área em que a sua empresa atua.

Não caia no erro de pensar que conteúdos diversificados fora do seu nicho atrairá mais pessoas para o seu negócio. Não irá.

O efeito será contrário e trará até mesmo repulsa dos seus expectadores.

Adquirir autoridade consiste em tornar-se especialista em algo que seja referência na sua área.

Portanto, é importante que você foque em produção de conteúdo relevante ligado à sua área.

[7] Mensure os seus resultados

De nada adiantará todo o seu trabalho se você não acompanhar se ele está surtindo efeito.

É preciso acompanhar curvas de crescimento, mensurando resultados gerados por campanhas.

Somente assim você conseguirá esboçar planos futuros sabendo se deve ou não continuar com as estratégias que está usando.

Se preciso, mude a abordagem, explore novos caminhos.

[8] Gere relacionamento com os seus clientes

Conhece aquela velha frase: “Quem não é visto não é lembrado”?

Para fazer sua marca ser lembrada é preciso criar relacionamento com seus clientes.

Esteja sempre presente, responda as mensagens que são enviadas à sua empresa, tire as dúvidas do público que se comunica com você.

Procure saber o que eles estão achando da sua empresa. Esses são alguns passos para consolidar sua marca na mente de seus potenciais clientes.

[9] Se consolide no mercado

marketing de conteúdo para iniciantes

Lembre-se que marketing de conteúdo requer tempo, dedicação e consolidação.

Se você iniciou pensando que o dinheiro viria do dia para a noite, está no negócio errado.

É preciso paciência, os resultados não são instantâneos.

Mantenha-se firme. Procure seguir as dicas que aqui lhe foram apresentadas. Seguindo por esse caminho será possível obter bons resultados a médio e longo prazo.

Vá além do marketing de conteúdo para iniciantes

Marketing de conteúdo não é novidade do mundo digital da atualidade.

Entretanto, desde que a internet se popularizou, o marketing de conteúdo passou a assumir um papel ainda importante para as marcas e empresa.

Isso porque a internet deu total poder de informação aos consumidores. Hoje todo mundo usa a internet para pesquisar sobre aquilo que precisa, seja um produto, um serviço, ou até mesmo apenas para adquirir mais conhecimento sobre determinados assuntos.

É por isso que é simplesmente essencial gerar conteúdo relevante, de forma constante, sobre os assuntos relacionados às suas ofertas.

Aqui, você pôde conferir algumas dicas básicas de marketing de conteúdo para iniciantes. Mas você deve ir além.

Para estudar mais a respeito, e estar sempre por dentro das estratégias de marketing e conteúdo que levam o seu negócio aos melhores resultados, não deixe de acompanhar o blog da Marve.

E lembre-se: essa informação pode ajudar outros iniciantes! Então não se esqueça de passar esse conteúdo para frente, compartilhando com as pessoas da sua rede.

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