A sua empresa não aplica esse conceito, ou nem mesmo conhece bons exemplos de marketing de conteúdo?

Pois saiba que você está perdendo uma ótima oportunidade de se comunicar com a pessoa mais importante para o seu negócio.

Não, não é a sua mãe, e nem mesmo você…

É o seu CLIENTE!

Aliás, se você não conhece ainda não aplica estratégias de marketing de conteúdo, saiba também que está ficando para trás diante da concorrência.

Uma pesquisa feita com mais de 3650 empresas do mercado, a Content Trends 2017, apontou que 71% dos negócios já estão aplicando estratégias de marketing de conteúdo.

Você quer fazer como a MRV Engenharia, por exemplo, que com um simples post conseguiu render 631 curtidas e 150 compartilhamentos?

E se eu te disser que se você utilizar as técnicas corretas de Marketing de Conteúdo, você pode obter o mesmo êxito, você acreditaria?

Confira este artigo até o final que eu te mostrarei, usando exemplos de marketing de conteúdo, como essa estratégia pode funcionar para o seu negócio e te trazer mais oportunidade.

Preste atenção nas próximas linhas, tenho certeza que você sairá daqui muito animado para colocar tudo isso em prática.

Vamos?

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é simplesmente a forma mais eficaz de estabelecer a comunicação entre você e o seu cliente.

É o momento, se é que me entende, onde, finalmente, você poderá conquistar dele alguns minutos de atenção.

Como?

Produzindo conteúdo relevante sobre o segmento de mercado onde você atua com o seu negócio e que seja útil para o público de tal segmento, de modo que ele possa te ler, ouvir ou assistir..

As possibilidades são infinitas. Você pode usar e abusar da criatividade.

Não tenha dúvidas, se você conseguir a atenção do consumidor de forma que o cative, ele se lembrará da sua marca ou oferta quando tomar uma decisão de compra..

E melhor, ele ainda vai falar positivamente sobre você para outras pessoas, além de compartilhar seu conteúdo nas redes sociais..

A Content Marketing Institute, uma das maiores referências mundiais sobre o tome, define o marketing de conteúdo como uma estratégia que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente.

O objetivo é atrair e engajar uma audiência claramente definida, usando o conteúdo para informar pessoas sobre um determinado assunto de seus interesses.

Com isso é possível construir uma percepção de valor a médio e longo prazo na cabeça de uma legião de pessoas sobre a sua marca ou sua oferta,  encaminhando possíveis clientes a tomarem alguma ação que gere lucro para sua empresa.

Nas palavras de Rafael Rez, autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, , fazer marketing de conteúdo é saber que os consumidores estão preocupados com as suas próprias vontades e objetivos de vida.

“…a maioria das pessoas não está nem aí para seus produtos ou serviços.” (Rafael Rez)

Se você oferecer a este consumidor informação de qualidade que ele precisa para alcançar esses objetivos, então ele pode começar a prestar atenção em você.

Bem, esse é o conceito geral sobre marketing de conteúdo. Agora vamos entender como isso é na prática…

Veja 5 exemplos de marketing de conteúdo para você se inspirar

Tenha em mente que, em plena era pós-digital, onde o acesso à informação pela internet não tem limites (a não ser pelo seu plano de assinatura de internet com a sua operadora).

As pessoas podem pesquisar sobre o que quiserem, e aprenderem sobre qualquer coisa. Além disso, o cérebro humano é uma máquina de consumir conteúdo, freneticamente.

Então vamos ver como o conteúdo funciona como forma de atrair esses vorazes consumidores de informação e transformá-los em compradores, com alguns exemplos de marketing de conteúdo.

descubra o que é marketing de conteúdo

MRV ENGENHARIA

A empresa MRV Engenharia é uma Construtora que está presente em todas as redes sociais divulgando conteúdo diariamente.

Mas você pode pensar: como uma empresa de construção civil pode produzir conteúdo para os consumidores?

Atendendo às necessidades deles, com conteúdo que os informe a respeito de soluções que tenham a ver com o momento e o motivo pelo qual lhes desperte interesse sobre investir em um imóvel.

Observe os títulos das publicações de conteúdo da empresa:

  • “Como deixar seu imóvel com cara de apartamento decorado”;
  • “Imóvel na planta ou pronto: qual o melhor pra mim?”;
  • “Energia solar residencial: 4 benefícios que precisa conhecer”;
  • “Alugar ou comprar imóveis?”

Percebe como eles tratam de assuntos relevantes para quem pensa em investir em imóveis?

Além destes, tem uma infinidade de outras publicações sobre uma variedade de temas relacionados ao que a empresa faz e ao que os consumidores buscam.

A empresa está solucionando dúvidas e trazendo soluções para problemas simples dos consumidores.

“…a maior parte do que você publica precisa ajudar o consumidor com alguma coisa.” (Rafael Rez)

Com isso, você atrai seu público.

Vale frisar que a empresa, além de fazer publicações diárias em seu Blog, está presente em todas as redes sociais.

BEAUTY DATE

Outra empresa que está entre os exemplos de marketing de conteúdo é a BeautyDate, que oferece no mercado uma plataforma do tipo match para agendamento online em salões de beleza, clínicas de estética e barbearias.

A empresa funciona conecta consumidores e estabelecimentos, e possui um Blog onde atualiza o seu público de forma constante.

E, no caso dela, existem dois públicos alvos diferentes: as pessoas que querem marcar horário para ir a um salão de beleza; e os salões que querem divulgar seus espaços e lotar suas agendas.

Em um dos casos, repare abaixo nos títulos dos conteúdos focados em trazer salões para se cadastrar na plataforma Beauty:

  • 10 maneiras incríveis de divulgar seu salão de beleza;
  • Como atrair mais clientes para seu salão de beleza: um guia completo

Em outras publicações, o conteúdo já busca atrair consumidores interessados em marcar um horário em um salão de beleza. Note mais uma vez o teor das postagens pelos títulos:

  • Cortes masculinos com franja estão em alta;
  • O corte de cabelo ideal para a cliente de cada signo.

É uma plataforma de modelo match que soube utilizar muito bem seu conteúdo, mantendo seus usuários (tanto salões de beleza quanto consumidores) sempre cativos e interessados nos posts do Blog.

Além do Blog, a empresa está sempre presente nas redes sociais.

MERIDIANO

Meridiano é uma empresa que produz café e vende máquinas de café.

A empresa não poderia perder a oportunidade, não é mesmo? Quem consome café desse tipo, geralmente é apaixonado pela bebida, e adora saber mais a respeito.

Em seu blog, a empresa publica de forma rotineira assuntos relacionados ao mundo do café, deliciando seus consumidores com dicas de como apreciar a bebida.

Veja só as ideias de conteúdo que a empresa usa para atrair atenção para a sua marca:

  • “Experimente esta receita irresistível de café trufado”;
  • “Ovo de páscoa recheado com chocolate e café”;

Café em cápsulas: alternativa para um bom expresso.Além de manter presença constante nas redes sociais:

RESTAURANTE CONTÊ

O Restaurante Contê, localizado em Brasília, se propõe a fazer uma gastronomia contemporânea, tendo como um de seus destaques, pratos minimalistas.

A empresa faz um excelente marketing de conteúdo por meio de seu blog.

Mantém a proximidade com o público postando de forma recorrente dicas de pratos, curiosidades, entre outros.

Além, é claro, de marcar presença no Facebook e no Instagram.

MEN’S MARKET

Men’s Market é uma empresa de e-commerce que vende produtos homens que se ligam em moda e estilo.

A empresa alimenta um blog diariamente, onde leva dicas e curiosidades sobre o mundo da moda masculina, além de cuidados especiais com a barba.

Além do blog, a empresa tem presença marcante nas redes sociais.

O conteúdo deve conter informações que os consumidores possam usar para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais, conforme nos ensina Kotler.

E é o que estas empresas fazem, por isso são exemplos de marketing de conteúdo.

Você também pode se beneficiar dos grandes resultados que essa estratégia traz, se você começar agora.

E aí, inspirado para começar a utilizar o Marketing de Conteúdo na sua empresa?

Quais os resultados que você terá com o Marketing de Conteúdo?

  • Aumento no número de leads;
  • Crescimento de vendas;
  • Aumento da procura pelos produtos / serviços;
  • Engajamento;
  • Influência Social;
  • Fortalecimento da marca.

Porém, para chegar a este objetivo, algumas questões precisam muito da sua atenção.

Como ensina Philip Kotler, que lista os 8 grandes passos do Marketing de Conteúdo, você deverá realizar:

  1. Fixação de Metas – O que você quer atingir com sua campanha de marketing de conteúdo?
  2. Mapeamento do Público – Quem são seus consumidores e quais são as ansiedades e os desejos deles?
  3. Concepção e Planejamento do Conteúdo – Qual é o tema geral do conteúdo e o plano de conteúdo?
  4. Criação de Conteúdo – Quem cria o conteúdo e quando?
  5. Distribuição do Conteúdo  -Onde você deseja distribuir os itens de conteúdo?
  6. Ampliação do Conteúdo –  Como você pretende alavancar os itens de conteúdo e interagir com os consumidores?
  7. Avaliação do Marketing de Conteúdo – Quão bem-sucedida é sua campanha de marketing de conteúdo
  8. Melhoria do Marketing de Conteúdo – Como você melhora o marketing de conteúdo existente?

Sabe o que é marketing de conteúdo?

De que maneira minha empresa pode fazer Marketing de Conteúdo?

Pense na sua empresa.

No que você vende, ou no serviço que presta.

Agora pense em como você pode ajudar o consumidor. Qual conhecimento sobre o seu segmento de mercado pode agregar valor na vida dele.

Você pode utilizar blogs, redes sociais, vlogs, podcasts e outros.

Estes são os canais de comunicação mais populares na internet, mas a criatividade aqui impera.

Como disse acima, o consumidor pode te LER, VER ou OUVIR.

Escolha o melhor canal, e se comunique.

As estratégias de marketing de conteúdo vão atuar no melhor caminho para que o seu cliente esteja sempre atento a você.

São estratégias sofisticadas no mundo do marketing, e pode trazer resultados estrondosos para o seu negócio. E pode ser que você precisa de uma boa orientação para aplicar isso na sua empresa.

Você pode contar contar sempre com o conteúdo da Marve Digital para você ter maiores parâmetros e se guiar dessa forma.

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