O ano de 2018 começou com mais de 4 bilhões de pessoas com acesso à internet, o que corresponde a aproximadamente 53% do total de pessoas no mundo.

No Brasil, 116 milhões de pessoas possuem acesso à internet, segundo dados do IBGE no início de 2018. Número que corresponde a quase 65% dos brasileiros.

E quanto maior é o acesso à grande rede, mais se expande o empreendedorismo digital.

Empreender na internet tem começado a se tornar um sonho para muitas pessoas que desejam monetizar o que gostam muito de fazer, mas com pouco investimento inicial.

E os bons empreendedores digitais sabem que um dos melhores caminhos para fazer seus empreendimento dar certo (leia-se “dar resultado”, principalmente financeiro) é ter uma excelente estratégia de vendas associada à geração de conteúdo valioso.

Um dos principais “tesouros” na internet é a atenção das pessoas.

Os usuários da grande rede estão cada vez mais sem tempo a perder, precisando de soluções inovadoras, de baixo custo, agilidade e grande retorno.

A concorrência no empreendedorismo digital é grande e as antigas “fórmulas mágicas” já não funcionam mais. É preciso despertar e conquistar a atenção das pessoas como nunca. E os grandes gurus do marketing digital já estão se adaptando a essa nova necessidade de se reinventar constantemente.

empreendedorismo digital

Os bons empreendedores digitais têm buscado aumentar sua presença, fidelizar e conquistar mais clientes e fãs usando várias estratégias, como por exemplo anúncios pagos, remarketing e promoções.

Mas sem dúvida nenhuma, o maior trunfo dos grandes empreendedores é a geração de conteúdo diferenciado, inovador, necessário, divertido e interessante.

Tal conteúdo pode ser oferecido através de anúncios, redes sociais, sites e blogs, grupos exclusivos, e-mails, chats, etc. Quanto mais canais de comunicação, melhor.

O formato dos conteúdo também varia bastante. Pode ser em formato de artigo, e-mail, perguntas e respostas, guia passo-a-passo, infográfico, mapa, canvas ou formulário, vídeo ao vivo ou gravado, imagem, roteiro, testes, etc.

O importante é conhecer do que se fala e resolver uma necessidade ou problema de um grupo de pessoas com informações de valor. Assim, ficará muito mais fácil atrair e conquistar a atenção das pessoas para o seu negócio, que é o primeiro passo para ter sucesso no empreendedorismo digital.

Quer saber como o marketing de conteúdo pode te ajudar a aumentar expressivamente suas vendas? Continue lendo!

Dica 1: Entender como funciona o marketing de conteúdo e a necessidade de consistência

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Marketing de conteúdo é um tipo de marketing que utiliza o conteúdo como ferramenta básica de atração de pessoas, fornecimento de informações, criação de relacionamento e aumento das vendas.

Para que seja bem sucedido, aumentando o poder do empreendedorismo digital, o marketing de conteúdo precisa se manter consistente e bem estruturado. Deve estar associado com o público-alvo, seus interesses, buscas, necessidades e ainda, ajudar a solucionar os problemas desse público.

Para tanto, a consistência se faz indispensável. Publicar conteúdos interessantes, mostrar seus produtos e como eles resolvem os problemas ou atendem aos desejos das pessoas, tirar dúvidas, entregar dicas práticas para o dia-a-dia deve ser uma atividade de produção intermitente.

A consistência de geração de conteúdos faz com que as pessoas interessadas no assunto procurem sempre a sua marca, o seu conteúdo. Seu negócio e seu posicionamento passa a ser referência e você começa a atrair cada vez mais fãs!

Dica 2: Conhecer os benefícios do marketing de conteúdo para o empreendedorismo digital

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Gerar conteúdo relevante de forma consistente faz a atenção das pessoas se focar em você, no seu negócio, no seu produto, na sua marca, na sua fala.

Os interessados terão nas mãos uma decisão: comprar de uma marca ou empresa que se manteve no marketing tradicional, apenas de divulgar mais e mais seus produtos (nada além disso) ou da sua empresa, que entregou a eles tanto valor, muito antes deles terem comprado alguma coisa? E nem que seja por gratidão, a chance de comprarem de você é muito maior!

Existe, portanto, fidelização à marca. Os conteúdos gerados podem educar as pessoas para seus produtos, formas de uso e compras de produtos futuros.

Por exemplo, se você vende acessórios para pesca, pode começar fazendo vídeos sobre usos diversos das iscas artificiais e não artificiais. Sua oferta desses produtos vai ser difícil de resistir para os interessados no assunto.

Em seguida, poderá começar a “educar” seu público no uso de varas e molinetes para a pesca e fazer novas vendas de novos produtos para os mesmos clientes, aumentando a fidelização.

Outra vantagem muito importante é a atração de clientes sem custo, de modo orgânico, apenas com a publicação de um conteúdo rico, fácil de ser amado e compartilhado, atraindo mais e mais interessados.

O relacionamento criado com o público aumenta mais e mais o interesse das pessoas em comprar o seu produto. No momento da oferta, não haverá necessidade de convencê-los de que precisam do produto, que é diferenciado, que traz “n” benefícios, etc., pois eles simplesmente já estarão desejando comprar!

Caso um de seus conteúdos se torne “viral”, ou seja, tenha mais de mil visualizações e compartilhamentos, existe um potencial enorme de aproveitar esse conteúdo para levar mais gente ao seu site ou blog ou para sua página de vendas, que vai conter um vídeo ou texto de conteúdo relevante e altamente persuasivo, associado a uma oferta irresistível!

Com excelente conteúdo, você e sua empresa se tornarão referência do assunto, a pessoa e empresa certas a serem procuradas pelos interessados, na certeza de que terão sempre disponível alguma informação interessante. Comprar será apenas o último passo certeiro para seus fãs.

Além de tudo isso, no empreendedorismo digital é possível alcançar milhares de pessoas com um único conteúdo, sem grandes investimentos (às vezes sem nenhum investimento) e sem aumentar o quadro de empregados.

Nos conteúdos, é possível deixar que as pessoas interajam, comentem, questionem. Essa interação e troca de informações entre você e/ou sua empresa e os possíveis clientes vai aumentar a conexão entre vocês, através de um relacionamento e negociações ágeis e dinâmicas.

Com tantos benefícios assim, fica difícil negligenciar a necessidade de começar a produzir conteúdo relevante e consistente nos seus canais de comunicação com clientes e possíveis clientes.

Dica 3: Seguir os passos do marketing de conteúdo no empreendedorismo digital

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Se você se interessou e deseja começar agora no marketing de conteúdo, basta seguir a sequência de 7 passos abaixo e começar a colher os resultados!

  1. PLANEJAMENTO

Inicialmente, como qualquer campanha de marketing de um negócio, é necessário planejamento para estruturar os formatos e quantidade de conteúdo, e os canais de comunicação que serão utilizados para atrair a atenção do público.

Deve ser definido o conteúdo certo para o público certo. Os temas que serão abordados, os títulos chamativos, como e quando será publicado, se haverá algum investimento financeiro e de qual valor, etc. Toda a estratégia a ser adotada deve ser definida no planejamento.

  1. CONTEÚDO DE ATRAÇÃO

Atrair a atenção das pessoas com o seu conteúdo somente será possível se tudo que estiver sendo fornecido por você não for “mais do mesmo” e sim algo inovador, diferente, em linguagem que vá ao encontro ao que as pessoas estão buscando, de suas necessidades e problemas.

Quais palavras as pessoas usam para pesquisar conteúdos na internet? O que precisam neste momento? O que os concorrentes já estão entregando?

Ao avaliar estes itens e conhecer mais seu público, mais fácil vai ser gerar um conteúdo que atraia atenção, seja em forma de anúncio pago ou material gratuito com dicas rápidas e de fácil aplicação.

  1. OFERTA DE CONTEÚDO E GERAÇÃO DE LEADS

Uma estratégia interessante após despertar a atenção das pessoas é oferecer um conteúdo um pouco mais rico ou detalhado em troca do e-mail e/ou telefone do interessado.

A partir desse momento, inicia-se o marketing de permissão, no qual uma pessoa forneceu seus dados em troca de um conteúdo melhor. Entende-se, portanto, que a partir desse momento, fica permitido o envio de mais conteúdos por e-mail ou WhatsApp para o interessado, que se torna seu lead (possível cliente).

  1. RELACIONAMENTO

A partir dos dados pessoais fornecidos pelo lead, é hora de iniciar um relacionamento mais próximo e presente na vida dele, direcionando e-mails relevantes, que podem conter links para:

– Vídeos com dicas.

– Ofertas em uma página de vendas ou na sua loja virtual.

– Artigos no seu blog.

– Aulas exclusivas.

– Convites para lives ou acesso a postagens em redes sociais.

A troca de informações como respostas a dúvidas e comentários também faz parte de um relacionamento mais aprofundado com os leads, aumentando a confiança e a conexão com você e com seu negócio.

  1. OFERTA E VENDA

A oferta pode ser realizada dentro de um ou vários conteúdos, como uma CTA – Call to Action (chamada para ação), onde você convida seu lead para adquirir seu produto ou serviço de forma exclusiva ou facilitada.

Se o lead já era fã, será muito difícil não adquirir o produto. Ele já estará desejando o produto, ansioso para efetuar a compra.

E, caso não adquira por algum motivo, vai divulgar sua marca para outras pessoas, se tornando um “marqueteiro” do seu negócio, que vai defender sua marca sem que você tenha que investir nenhum centavo.

  1. PÓS VENDA

Momento crucial para fidelizar o cliente. Um pós venda bem realizado faz o cliente ter a certeza de que seu investimento valeu a pena e de que a escolha da sua marca (e não da concorrência) foi a decisão mais acertada.

Aqui deve-se manter à disposição para algum apoio ou dúvida que o cliente possa ter e coletar suas percepções sobre o produto que adquiriu para aprimorar as próximas vendas.

  1. RETROALIMENTAÇÃO

Momento de voltar a fornecer conteúdo de qualidade para os clientes já adquiridos, mantendo a constância e educando-os sobre novos produtos e oportunidades que sua marca pode vir a oferecer, abrindo espaço para manutenção do relacionamento e futuras vendas.

Dica 4: Como se aprofundar um pouco mais no assunto e produzir conteúdo diferenciado

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Em um momento de aumento da concorrência no empreendedorismo digital, quem domina a arte de escrever para a web tem em suas mãos um verdadeiro tesouro, pois pode facilmente entregar mais, vender mais e cobrar melhor pelos seus serviços.

O único problema é que existe muito pouco material disponível sobre o assunto, que seja acessível em preço, linguagem e praticidade.

Difícil conseguir um curso ou material focado no assunto. Normalmente, quem se dedica a escrever de forma persuasiva e criar conteúdos de muito valor agregado tem anos de experiência como copywriter profissional.

Mesmo para pessoas formadas em jornalismo ou comunicação, é difícil escrever / criar materiais que mexam com o coração e a mente das pessoas.

Muitos empreendedores inteligentes tentam, sem sucesso, escrever e postar conteúdos e acabam se frustrando quando aquilo que produziram não gera o retorno desejado em interações, cliques ou vendas.

Por esse motivo e depois de ter quebrado a cabeça muitas vezes, resolvi misturar meus conhecimentos de jornalismo, literatura, redação publicitária e copywriting, com focada observação da rotina e estilo de vida das pessoas, gerando um método exclusivo de construção de marketing de conteúdo.

Surgiram os pilares do livro “A Arte de Escrever Para a Web”, que foi elaborado especialmente para quem deseja ampliar suas vendas e resultados usando o marketing de conteúdo. E para aqueles que trabalham produzindo conteúdo para outras pessoas, é um verdadeiro livro de cabeceira.

O livro já foi adquirido por centenas de empreendedores digitais, tendo gerado mudanças significativas nos negócios que aplicaram as técnicas ensinadas. Possui linguagem acessível e totalmente prática. Se tornou o livro mais vendido do assunto por 3 vezes consecutivas no site da Amazon.

Se você não sabe quais tipos de conteúdos deve produzir, como gerar textos, e-mails, e-books e outros materiais que sejam magnéticos, inesquecíveis e impossíveis de serem ignorados pelas pessoas, tenho um convite para te fazer.

Adquira seu exemplar da segunda edição do livro “A Arte de Escrever para Web”, com conteúdo totalmente atualizado, e tenha acesso a tudo que precisa conhecer para começar a transformar a sua escrita e passar a gerar conteúdos fascinantes. 

Seus clientes só terão a agradecer! Não perca tempo e se torne uma autoridade do seu ramo no empreendedorismo digital.

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