Ao ler o título desse artigo em tom de advertência, com certeza você já entendeu que para usar o email marketing não basta apenas sair por aí disparando emails.

Hoje, essa ferramenta é uma das estratégias de comunicação mais assertiva porque 92% da população adulta já utiliza emails.

Mas será que você está realmente preparado para começar?

Pode ser que ainda não totalmente.

Pensando em te ajudar, a Marve Digital preparou esse artigo para que você possa conhecer os pontos chaves dessa estratégia e também saber como deve agir para se destacar da multidão.

Mesmo que já esteja com alguma estratégia em andamento, vale a pena a conferir.

Ao final da leitura, tenho certeza que vai passar pela sua cabeça: “porque não li isso antes?”

Continue a leitura e reflita sobre as suas ações em andamento e saiba como aplicar no seu negócio. Vamos nessa?

Uma introdução básica sobre os parâmetros do email Marketing

Email marketing é a utilização do email como ferramenta de marketing digital.

Para usar de forma certeira, é de extrema importância que se conheça e se domine bem todas as informações e requisitos desse canal para não cometer erros irreversíveis que possam prejudicar sua reputação.

Por exemplo, muitos iniciam comprando listas de email e com isso prejudicam a estratégia.

Para te ajudar a compreender bem esse ponto, aconselho que reserve um tempinho para a leitura do CAPEM.

Formada por 10 passos, o Capem é um código com todos os parâmetros para uso do email marketing que indicam boas práticas para utilização dessa estratégia, evitando que seu email seja taxado como spam.

Para usar o email marketing como estratégia de impacto, é necessário entender bem do que se trata e como agir diante de tantos desafios.

Provavelmente, em sua cabeça deve vagar uma pergunta muito comum: “Como traçar uma estratégia matadora e obter o sucesso desejado com o email marketing?”

Para te ajudar a compreender e responder essa pergunta, vamos avançar nossa conversa e falar um pouco mais sobre boas práticas para uso do email Marketing.

Citando boas práticas de email marketing (não pague mico!)

Como em qualquer outra ação de marketing, construir uma boa estratégia de email marketing requer alguns cuidados específicos.

Cuidado para não cometer gafes e não fazer um email marketing que incomode as pessoas. É preciso ter “bons modos”.

Dentre as melhores práticas podemos citar para algumas para você, como:

  • Cultivar a base de emails através do Inbound Marketing;
  • Segmentar bem o público alvo e a buyer persona;
  • Criar um calendário de envio de emails;
  • Observar constantemente as métricas geradas pelo email marketing.

Pode ser que você já tenha ouvido falar dessas práticas, mas será que sabe como colocar tudo isso em prática?

Vamos então conversar sobre cada uma delas separadamente…

# Cultivar uma base de emails

Você precisa entender que o email marketing é uma estratégia que compõem o Inbound marketing.

Um dos principais desafios para quem investe em Inbound Marketing é adquirir novos leads.

Isso porque, para atrair, é necessário tornar a sua comunicação muito atraente para os seus potenciais clientes e passar as mensagens de forma clara.

A definição de Inbound Marketing, segundo a especialista Resultados Digitais, é:

  • “…um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.”

Então como adquirir e cultivar uma base de emails?

Basta se tornar atrativo e oferecer conteúdos relevantes para seus potenciais clientes.

Hoje em dia as pessoas estão consumindo muito mais informação. E em vários canais e plataformas diferentes.

Para que disponibilizem seus dados como nome, email, telefone e até mesmo endereço, é necessário que sua campanha de atração tenha um conteúdo muito relevante, que agregue valor na vida dessas pessoas.

# Segmentação

A segmentação significa basicamente fazer uma divisão de grupos de pessoas com características parecidas.

Essa divisão vai servir para que você trace o perfil do seu consumidor e o conheça melhor, podendo assim ter resultados incríveis.

Porque, conhecendo os hábitos, gostos e característica dessas pessoas, você poderá se tornar o “par perfeito”, a escolha ideal para quem conhecer o seu produto ou serviço.

# Métricas do email marketing

Não adianta ficar investindo em uma estratégia se não souber quais os resultados obtidos com seus esforços!

Uma das maiores vantagens de trabalhar com o email marketing é poder contar com uma plataforma de automação que gera dados precisos de:

  • Taxas de abertura do emails;
  • Pessoas engajadas nas campanhas;
  • Descadastros;
  • Materiais mais acessados, etc.

Como um termômetro, essas informações vão direcionando os caminhos certos a trilhar, e indicando onde devem ser feitas possíveis correções.

Agora, você percebeu que deixei por último a questão do calendário de publicações.

Então vamos em frente e vai entender o motivo.

# Um calendário de envio de emails

Ter um conteúdo matador é essencial para quem quer trabalhar com email marketing

O conteúdo será um chamariz para que as pessoas cheguem até você.

Porém é necessário que você seja organizado e seja capaz de falar as coisas no momento certo.

Ter uma ordem cronológica com todos os temas a serem tratados te ajudará muito.

Criar o seu planejamento é fundamental para desenvolver uma estratégia de conteúdo com emails que gere resultados para o seu negócio.

Fazendo isso, com maior facilidade poderá resolver questões como:

  • Começar sua estratégia de email marketing;
  • Como definir os temas dos emails e também a forma que devem ser abordados;
  • Quando lançá-los, respeitando o espaço dos seus leitores.

Parecem indagações simples, mas reforçam – e muito – as boas práticas….

Imagine só…

Num belo dia, você abre seu email e se depara com 10 mensagens de um mesmo remetente.

Por mais interessante que seja o conteúdo…

Por mais atrativo que seja o CTA….

Por mais que você tenha se inscrito para receber essas informações…

Se não houver uma “dosagem” certa desses emails, com certeza você terá uma percepção errada de quem enviou esses contatos, não é mesmo?

Melhore a sua estratégia de email marketing

Como fazer o email marketing certo

Sabendo dessas questões colocadas no artigo, você já pode começar agora mesmo a ponderar sua estratégia de email marketing.

Veja se está realmente fundamentada e amadurecida o suficiente antes de disparar email.

Reveja suas chamadas, conteúdos e até mesmo busque a ajuda de profissionais que entendam de fato o que é uma boa campanha de email marketing, e que estejam capacitados a te ajudar a se tornar uma referência na sua área de atuação.

A Marve Digital é uma agência de marketing especializada em conteúdo persuasivo para se relacionar com a sua audiência com blog e email, e com isso alcançar mais vendas.

Você pode contar com toda nossa experiência de mercado para criar a melhor estratégia de email marketing para o seu negócio.

É só você deixar um recado para a gente, contando o que você precisa de ajuda. E nós vamos te responder muito em breve.

➥ Quero ajuda para fazer email marketing

Deixe uma resposta

Fechar Menu