Tudo o que você precisa saber sobre técnicas de copywriting para redes sociais

Tudo o que você precisa saber sobre técnicas de copywriting para redes sociais

Por que você quer usar as poderosas técnicas de copywriting nas redes sociais do seu negócio?

Eu posso adiantar uma coisa: com elas, você pode influenciar seus seguidores, e levá-los a fazer o que você deseja.

Pode fazê-los interagir com seu conteúdo e clicar nos seus anúncios.

Veja bem, o marketing nas redes sociais abrange várias ações. Envolve gerar conteúdo relevante, vincular anúncios, compartilhar artigos do blog, entre outras iniciativas.

Todas essas ações de marketing tem um grande objetivo por trás… já pensou nisso?

E esse objetivo sempre é:  conquistar a atenção das pessoas, construir relacionamento com elas e deixá-las interessadas em um produto ou serviço.

Se você também faz essas coisas com esse objetivo, eu tenho uma boa notícia para você. Com as técnicas de copywriting, você poderá gerar esse resultado e muito mais.

Seu marketing nas redes sociais nunca mais será o mesmo. Porque você será capaz de:

  • Aumentar o interesse das pessoas pelo o que você tem a ensinar e deixá-las apaixonadas pelo seu conteúdo;
  • Estruturar ofertas convincentes e encantadoras para seus produtos e serviços;
  • Escrever posts e histórias verdadeiramente engajadoras, capazes de aumentar as taxas de curtida, comentários e compartilhamentos;
  • Dobrar a chance de que as pessoas cliquem no seu anúncio no primeiro olhar.

Quer aprender a dominar as poderosas técnicas de copywriting e começar a usá-las nas suas mídias sociais?

Então, não  termine sua leitura aqui. A seguir vou me aprofundar nesse assunto. Acompanhe este texto até o fim!

Afinal, o que é copywriting?

o que é copywriting

Se formos à raiz dessa palavra inglesa, podemos interpretar copywriting como escrita de cópias.

Em termos mais específicos, copywriting significa escrever textos baseados em técnicas, modelos e estruturas de comunicação.

Por isso, quando o assunto é copywriting,  ouvimos falar muito em cartas de venda, sequências de e-mail, advertoriais e headlines.

Pensando bem, você perceberá que em todas essas comunicações você precisa seguir uma estrutura textual.

Mas afinal, que modelos são esses?

  • São maneiras de organizar um texto, de modo a prender a atenção do leitor;
  • São princípios de redação publicitária capazes de mexer com o lado emocional das pessoas;
  • Também são jeitos de usar as palavras para persuadir as pessoas dos benefícios do seu produto ou serviço.

Como usar o copywriting?

O tema já tem sido muito debatido, e muitos procuram descobrir quais são os segredos de copywriting.

Existem duas maneiras de você começar a usar e método de escrita nas redes sociais.

A primeira delas é contratando um copywriter, que será responsável por aplicar as técnicas de persuasão nas mídias sociais do seu negócio.

E a segunda opção é aprender as técnicas de copywriting, fazendo um curso ou lendo um livro sobre o tema, e testando-as nos seus canais de comunicação.

O copywriter profissional

Um copywriter, em essência,  é um redator profissional que domina a arte do copywriting.

Podemos considerá-lo um escritor de textos persuasivos. Também diria que ele é especialista em usar as palavras para conquistar a atenção das pessoas, e levá-las a uma ação, sem que elas se sintam pressionadas para isso.

Em uma estratégia de comunicação para mídias sociais, um copywriter cuidará de toda redação.

O cuidado envolve o planejamento e a escrita das peças de conteúdo, além  do desenvolvimento do tom de voz da empresa nos textos. Todo esse trabalho é focado em mais visibilidade, mais engajamento e mais vendas.

Cursos e livros sobre o assunto

Adquirir um livro sobre o assunto é um bom começo para ter uma visão geral sobre os fundamentos do copywriting.

Embora a maioria das obras sobre o assunto esteja em inglês, hoje é possível encontrar bons títulos em português.

Comprar um curso sobre copywriting também  pode ser uma escolha acertada. Basta fazer uma pesquisa para encontrar o curso que se encaixe no seu perfil.

Há curso para se tornar um copywriter, curso para aprender a escrever cartas de vendas, curso sobre sequência de e-mail. Também há cursos focados em ensinar copywriting a quem é empresário.

Quais as melhores técnicas de copywriting para redes sociais?

Abaixo você ficará conhecendo as técnicas de copywriting mais usadas pelos grandes redatores:

➜ Modelo AIDA

O modelo AIDA é a técnica perfeita para vender através das redes sociais.

Simplesmente porque ela segue uma lógica de comunicação. A lógica é:  ganhar a atenção das pessoas, deixá-las interessadas na sua mensagem, despertar o desejo por algo e motivá-las a tomar uma decisão de compra.

➜ Oferta adocicada

A oferta adocicada é uma técnica de venda que foi muito ensinada pelo copywriter americano Gary Halbert.

Ele dizia que a oferta é o coração do copywriting. Mas para a oferta ser interessante, segundo ele, você precisa adocicá-la com garantias, bônus, ancoragem de preço, entre outros benefícios.

Uma técnica perfeita para ser usada em anúncios e lives de venda de cursos online.

➜ Jornada do herói

É a técnica certa para atrair seguidores que têm a ver com o que você vende, faz ou ensina.

A jornada do herói é uma estrutura de história. Nela, você conta um grande problema que teve, e mostra como você conseguiu superá-lo. No fim, você promete ajudar as pessoas que sofrem daquele mesmo problema, conectando seu negócio a quem se identificar com sua mensagem.

Em quais mídias sociais usar o copywriting?

onde usar copywriting

As técnicas de copywriting podem melhorar o alcance orgânico das mídias sociais do seu negócio.

Existem técnicas que ajudam a gerar esse resultado, como a técnica do storytelling (considerando que as pessoas navegam nas redes sociais em busca de ler e curtir posts com histórias legais).

Só por esse fato, você já pode começar a aplicar as técnicas de copy em:

  • Facebook: as técnicas de copywriting são úteis para perfis pessoais, fanpages e grupos;
  • Instagram: aqui o copywriting pode ajudar na escrita na bio e nas legendas;
  • WhatsApp: usar o copywriting  no WhatsApp vai aumentar a taxa de abertura e visualização das suas mensagens, além de obter mais respostas positivas dos seus contatos;
  • LinkedIn: nessa rede social, o copywriting ajuda você a descrever um perfil atrativo e a produzir textos que as pessoas vão querer ler imediatamente;
  • YouTube: aqui as técnicas de copy podem ser usadas nos títulos e na descrição dos vídeos, assim como na descrição do seu canal;
  • Twitter: copywriting é a escrita que valoriza frases objetivas e parágrafos curtos. Portanto, é ideal para ser usado em uma mídia social baseada em mensagens breves.

Onde aplicar as técnicas de copywriting nas redes sociais?

Você pode aplicar as técnicas de copywriting em toda comunicação que envolva texto.

Copywriting é escrita, por isso, você pode aplicá-lo em legendas, botões, mensagens automáticas, bio, descrição da empresa, roteiro de vídeo e chamadas para ação.

Quer entender isso melhor?

Logo abaixo, cito 3 formatos de conteúdo em que o uso do copywriting é algo extremamente necessário, para você conseguir gerar visibilidade, engajamento e algumas vendas, quem sabe.

  • Títulos de vídeo: há técnicas e fórmulas específicas para escrever headlines hipnóticas, capazes de chamar a atenção rapidamente;
  • Estrutura de anúncios: um anúncio para redes sociais é poderoso quando consegue ser sedutor, conciso e convincente, e o copywriting contém esses elementos mágicos;
  • Sequência de textos para funil de venda via chatbot: aqui o copywriting é essencial, porque ajuda a estudar o que influencia a mente e o coração  da persona, a amarrar os textos em uma única mensagem e a dar o máximo de detalhes sobre o produto anunciado.

Aplique hoje o método centenário de escrita persuasiva

aplique copywriting

O copywriting é um método de escrita persuasiva estudado há mais de um século.

Um dos primeiros a usá-lo, foi o redator americano John Emory Powers, em 1870.

De lá para cá, grandes mestres da redação, como Gary Halbert, Bob Bly e Dan Kennedy, se dedicaram a explicar e ensinar essa arte poderosa.

Por ser um método testado e estudado há mais de 100 anos, é impossível esgotar o assunto copywriting  em único texto; existe um universo de técnicas de escrita persuasiva, como cartas de venda, copy conversacional, advertorial e e-mail marketing.

Mas se você achou esse assunto um pouco complexo, eu quero te ajudar.

Talvez você queira saber como usar as técnicas de copywriting especificamente no seu negócio, certo?

Se assim for, clique no link abaixo e me envie uma mensagem com sua dúvida que te responderei em breve.

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