O que você precisa saber para construir uma presença online forte e poderosa

O que você precisa saber para construir uma presença online forte e poderosa

Você faz ideia do que é ser não encontrado, visto e lembrado na internet?

É como se você não existisse…

E se você não existe, não atrai, não influencia e, portanto, não vende.

Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nas 27 capitais do país revela algo impactante.

De acordo com o levantamento, 89% dos usuários de internet realizaram ao menos uma compra online entre 2016 e 2017.

Prestou atenção na porcentagem? 89%.

Como está sua presença online hoje? As pessoas conseguem te encontrar facilmente pelo Google? Você está presente nas redes sociais? As pessoas se engajam com sua marca? Você já preparou o terreno para vender pela internet?

Se a resposta para qualquer uma das perguntas foi negativa, ou se você simplesmente não soube o que responder…

Você tem um grande problema.

Mas fique tranquilo, pois o que vamos conversar hoje vai ajudá-lo a resolver essa situação.

Continue a leitura e descubra como ter uma presença online forte e influenciar mais pessoas usando o poder do conteúdo!

O que é presença online?

Todo negócio hoje precisa atuar no mundo virtual a fim de aumentar a competitividade e potencializar as vendas.

Essa é a essência da presença online, um termo usado para indicar que você, sua empresa e seus produtos precisam ser conhecidos ao suficiente pelo público que você quer atrair.

A presença online é o resultado de um conjunto de esforços de marketing que vão ajudar sua marca ser vista pelo seu público nos meios digitais, tais como site, blog, redes sociais, entre outros.

Portanto, presença online é muito mais do que ter um site e postar alguma em uma página no Facebook.

Para ter sucesso na web, é preciso ter uma boa estratégia de marketing, um plano que ajude na construção de credibilidade de sua empresa, tornando-a referência na área de atuação.

E isso vale para todo tipo de negócio, seja B2B (empresa que vende para empresa), ou B2C (empresa que vende para cliente final).

Empreendedores individuais, prestadores de serviço, profissionais liberais, consultores, coachs e freelancers também precisam de uma presença online forte.

Dito isso, hora de responder…

Como construir uma boa presença online?

O primeiro passo é ter uma boa estratégia de marketing, como expliquei acima.

Começando por ter produto ou serviço bem consolidado, uma oferta clara e diferenciada, e uma solução que mude a vida do cliente. Este é o básico.

Após isso, você deve investir em plataformas essenciais, como:

Website – Seu endereço principal na internet. Seu site é como se fosse a sede de sua empresa no mundo digital. É onde as pessoas entram para saber mais sobre o que você faz e o que você pode fazer por elas. Seu site deve ser leve, claro e preparado para vender.

Blog – Se o website é a sede de sua empresa, o blog é um “grande pátio com placas” que chamam a atenção de quem passa. Portanto, um blog é a porta de entrada de muitos visitantes ao seu site. Investir em um blog é uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer quando o assunto é presença online.

Páginas e perfis nas redes sociais – Redes sociais, no mundo virtual, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos. Uma presença online forte hoje, deve ser construída também por meio das redes sociais. É nelas que as pessoas estão.

Canal no YouTube – Atualmente, o YouTube é uma grande vitrine de mercado. Com as mudanças de hábitos as pessoas passam mais tempo conectadas e consumindo conteúdo em vídeo. Apostar nesse canal, com este formato pode ser determinante para o sucesso de sua empresa na internet.

E-mail – Empresas que desejam se relacionar melhor com seus clientes, aumentar a fidelidade para com a marca e vender de uma forma mais precisa, devem adotar o e-mail como ponto de contato. Esta plataforma ainda é uma das mais eficientes quando o assunto é marketing.

Esses são alguns exemplos de plataformas que você apostar para construção de sua presença online. Claro que você não precisa apostar em todas elas e nem focar em apenas estes exemplos. Existem outras possibilidades.

Resolvido sobre as plataformas, é hora de iniciar um trabalho de expansão de sua mensagem. Ou seja, é hora de mostrar ao mundo a que você veio.

E isso não quer dizer fazer anúncios apenas.

Esse jogo de “mais anúncio, mais resultados” não é mais válido se faltar o essencial…

O poder do conteúdo

Há várias estratégias de marketing que contribuem para a construção da presença online da sua empresa, mas  o marketing de conteúdo não pode faltar.

Primeiramente, produzir conteúdo relevante é a forma mais eficaz de fazer o Google encontrar o seu site. E quanto mais valiosas e bem preparadas forem suas publicações, mais fácil será para você ficar bem nos resultados e fazer contato com futuros clientes.

Quando falamos de engajamento, conteúdos que agregam valor podem ainda estimular o compartilhamento pelo usuário, gerando e expandindo um público fiel que acompanha suas publicações.

O conteúdo que responde dúvidas dos usuários da internet e os ajuda a solucionar problemas é bastante útil, pois o usuário sente gratidão pela ajuda e passa a ter confiança na sua empresa.

Aqui vão alguns dados sobre marketing de conteúdo que vão te ajudar a entender a importância desta estratégia para seu negócio:

  • 71% das empresas adotam a estratégia de marketing de conteúdo.
  • 68,9%, das empresas que não adotam o marketing de conteúdo pretendem adotar.
  • 53,5% das empresas que adotam marketing de conteúdo sabem o número de visitantes mensais que recebem. Já 66,7% dos negócios que não adotam a mesma estratégia desconhecem o número de visitas.
  • Marketing de conteúdo gera 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam.

(Fonte: Content Trends 2017)

Como começar a criar conteúdo impactante e construir uma forte presença online?

Para ter um plano de conteúdo poderoso, que permita você alcançar uma presença online forte capaz de atrair e influenciar pessoas, você tem dois caminhos:

1). Faz tudo internamente. Esse pode ser o caminho mais demorado e mais caro, principalmente se você não tem conhecimento sobre o que funciona com o marketing de conteúdo.

2). Você conta com a parceria de uma agência de conteúdo, que ajude você a publicar o conteúdo certo, para o público certo, no canal certo.

Se o segundo caminho faz mais sentido para você, é hora de marcar uma conversa com algum consultor da Marve. Para isso, basta clicar no botão abaixo!

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